Tá aqui mais uma artista brasileira que eu não conhecia, mas que tem feito fama lá fora – em diversos países do mundo. O seu nome é Nele Azevedo, ela se formou na UNESP, e sua obra ficou famosa por causa de uma de suas últimas intervenções, o The Melting Man.
A ação aqui é bem simples: ela esculpe no gelo diversos homenzinhos sentados, e os coloca em escadarias de locais famosos, como a praça Dom Joao I, na cidade do Porto, em Portugal ou o Instituti degli Inocenti, na Piazza della Santíssima Annunziata em Florença. O público que se encontra presente no local acaba ajudando a colocar os bonequinhos (que podem chegar a 1200, como no caso de Florença). E em mais ou menos 30 ou 40 minutos, eles derreteram-se todos.
Em uma entrevista dada ao site GreenMuze, Nele diz que a obra faz parte de um conjunto de intervenções chamado Monumento Mínimo, que propõe analisar o papel dos monumentos na cidade contemporânea através da inversão: ao invés de um herói, um anônimo, ao invés de pedra, algo efêmero como o gelo, e tudo em escala oposta à monumental.
Mas os ambientalistas acharam outra versão para a obra, como falar sobre os efeitos do aquecimento global. Nele afirma que ficou feliz ao saber da nova interpretação, e que sua obra poderia ser utilizada como uma forma de ajudar o planeta.
Via: GreenMuze e designboom
1 comment
eu gostei muito das obras
Comments are closed.