os desafios de criar um relatório de tendências customizado para um cliente
em 2017, quando trabalhava na UNO+BRAND, recebemos um desafio diferente do nosso cliente InterCement: criar um relatório de tendências customizado. a UNO é um escritório especializado em branding e identidade visual, então um relatório de tendências não fazia parte do nosso dia a dia, e era algo até então inédito pra gente. diante do desafio, tive uma ideia que parecia perfeita: utilizar uma ferramenta da Hyper Island voltada justamente para criação de relatórios de tendências! sentamos para discutir o projeto, apresentei minha ideia e como todo mundo achou uma abordagem inovadora e interessante para resolver o projeto, luz verde para botar em prática.
planejando
hora de começar
coisas que aprendi
- trazer para um escritório de Branding uma metodologia utilizada em empresas com maior tradição digital
- envolver a equipe em uma atividade diferente, pensada com cuidado e carinho em toda a experiência (da música de fundo aos templates customizados)
- perceber como a incorporação de princípios presentes no Design Sprint (como o dotmocracy) ajudam a manter de fora do processo as ideias que pouco contribuem e indicam com grande força as mais aceitas e validadas pela equipe, quebrando a “necessidade” de valorizar ideias de pessoas em cargos mais altos
- a integração que a equipe vivenciou, saindo do modelo tradicional-robô de “atendimento recebe briefing do cliente / transmite como verdade absoluta / criação faz conceito verbal e visual / entrega”