na contramão dos acontecimentos negativos envolvendo montadoras de automóveis afetadas pela crise mundial, a Citroën apresentou em fevereiro não apenas sua nova marca, mas também uma nova identidade e postura, a serem adotadas em toda a empresa.
a nova marca trata-se de um “upgrade” na já existente, trazendo os mesmos conceitos para uma visão mais contemporânea, adicionando a perspectiva 3D aos chevrons e apresentando uma nova tipografia:
o trabalho foi feito pelo Departamento de Marketing e de Estilo da própria Citroën e pela Landor.
abaixo, trecho do release oficial que fala sobre os showrooms da marca, que também foram repensados:
“Para privilegiar o relacionamento com o cliente e a experiência de marca, a Citroën inicia uma transformação de sua rede internacional de pontos de venda: espaços de exposição, de recepção, de venda e de manutenção. Do lado de fora, a transparência, a fluidez e a cor fornecem indicações simples, imediatamente reconhecíveis. No interior, o espaço é inteiramente repensado e dirige naturalmente o cliente para os serviços que lhe são reservados.
Seja uma nova obra, reestruturação de um edifício existente ou simplesmente um « relooking », todos os pontos de venda Citroën no mundo têm, a partir de agora, acesso a esta oferta modular em três níveis. Em cinco anos, os 8 000 pontos de venda Citroën mudarão de face para que em todos os lugares do mundo os clientes tenham o prazer de visitar a Citroën. O objetivo da marca é estar no mesmo nível dos melhores do mundo nas pesquisas entre as montadoras de forma a figurar entre as cinco melhores nas pesquisas anuais do órgão independente JD.Power.“
um padrão global das lojas da Citroën como a da imagem acima parece algo muito belo, e que certamente garante destaque em meio as demais montadoras, pois é difícil encontrar espaços e lojas que chamem a atenção por seu projeto arquitetônico (salvo algumas exceções de lojas voltadas aos consumidores da Classe A).
Concept Car DS INSIDE
as imagens enchem os olhos, resta agora esperar que além do rebranding as outras partes do projeto se tornem realidade, e tragam um fôlego extra para a indústria automobilística. se tudo der certo, a Citroën prova que em tempos de crise não é permitido baixar a cabeça, anunciar demissões aos montes e se contrair, mas sim bater no peito, enfrentar o monstro e se impor.
agradecimentos ao Twitter oficial da Citroën Brasil, @citroenbrasil
6 comments
sobre o redesign da marca, me incomoda um pouco o T. ele é asimétrico. mas não que ser assimétrico seja ruim, mas me parece algo desnecessáio que não consegui entender o motivo.
fora isso, a nova tipografia é bem agradaevl, mais orgânica… e o trema também gostei bastante.
em tempos de crise, o que mais precisa ser feito é isso mesmo, investir em comunicação… mostrar que ainda estamos aí. firmes. por que comunicação é como o oxigênio para as empresas. sem comunicação elas não sobreviveriam… { agradecimentos ao Madia, haha, aqui na agência com as aulas de marketing e isso foi comentado justamente hoje! }
Os projetos arquitetonicos talves não sejam assim em todas as lojas, mas gostaria de ver a adaptação deles para as lojas já existentes…
(:
Eu curti! E concordo com a Mari! Tem mais que mostrar força a inovação nesse tempo de crise. Posso estar errado, mas lá na agência a impressão que dá é que quando tem que fazer cortes, comunicação é a primeira coisa que vai pro saco. A citroën está sendo bem corajosa nesse sentido.
Adorei a modernização da marca! Dá até vontade de comprar o carro… mas devo ficar só na vontade mesmo. =(
Fiquei muito feliz em ver que dedicaram um espaço para a nova identidade visual da Citroën.
A nova logo e o novo posicionamento não podiam ter vindo em um momento melhor, vão dar ânimo e otimismo nesse período de turbulência.
Trabalho no marketing da Citroën em Uberlândia MG, Grupo Vitesse.
Estão todos convidados a virem fazer um test drive nos lançamentos C4 Hatch e C4 Picasso.
Acho que o vídeo do C4 Hatch (A tecnologia acaba de ganahr vida.)com o robô também merece um espaço no boteco design, rs.
Um abraço a todos.
Isso é um novo logotipo e não uma nova marca. A marca é Citroen o simbolo é o logotipo.
@zelão: a marca é o conjunto logotipo+símbolo. é uma nova representação gráfica do nome Citroën =)
Comments are closed.