É de se pensar que, na essência de uma profissão cujo nome inclui a palavra “gráfico” se compreende a interpretação visual de um determinado sujeito, certo? Logo, qualquer indivíduo que não seja dotado do sentido da visão não poderia apreciar nada que seja gráfico.
Mas design é muito mais que o gráfico, certo? É produzir sensações, desejos, transmitir uma idéia, educar, protestar, entre muitas outras coisas. E o que os designers coreanos Rhea Jeong, Young Soo Hong, Sunmin Lee e Sae Hee Lee nos provou é que mesmo os deficientes visuais podem ter a experiência do design gráfico em toda (ou quase toda) sua extensão. Seu projeto, o “Hello Haptic” é um conjunto de cartões com diversas texturas que permite que deficientes visuais adquiram conhecimentos táteis sobre ambientes exteriores, como a praia, campo, zoológico, floresta, etc. Com isso, eles pretendem estimular o uso e apropriação desses ambientes pelos deficientes visuais.
O projeto foi premiado com medalha de prata no Internation Design Excellence Awards 09. Eu acho que é uma idéia muito bonita, em um campo que ainda não é muito explorado pelos designers em geral.
Via: Designboom