“Revolução Constitucionalista de 32, movimento ocorrido em São Paulo contra o governo Vargas e pela promulgação de uma constituição.” Alguns também chamaram esse movimento de separatista. Embora militarmente São Paulo (estado) tenha perdido, o resultado dessa revolução foi a constituição de 34. Muitos monumentos criados e talvez o mais conhecido, o obelisco do Ibirapuera. Olha que curioso:
São nove os degraus na entrada e, internamente, existem três grupos de três arcos, formando nove no total. O comprimento da base do obelisco tem nove metros, o do topo possui sete metros, e a largura da cripta é de 32 metros, ou seja, a data da revolução: 09/07/1932. A simbologia também está presente no desenho do gramado ao redor do Monumento, que possui área de 1.932 metros.
Bom, ok. . .
Para nós designers, de qualquer parte do país, não podemos desprezar os cartazes feitos na época. Cartazes com um forte conteúdo que remete a outros pontos da história.
8 comments
Muito legal isso. Esses posters não deixam nada a dever comparados aos da revolução russa!
Boteco também é cultura!
Uma época incrivel!
massa!
Deveriamos dividir o país inteiro. São Paulo, Região Sul, NOrdeste, Norte, Centro-Oeste e o que sobrasse no Sudeste. Essa federação já está falida desde que o anão dos pampas tomou o poder…
Deveriamos dividir o país inteiro. São Paulo, Região Sul, NOrdeste, Norte, Centro-Oeste e o que sobrasse no Sudeste. Essa federação já está falida desde que o anão dos pampas tomou o poder…(2)
Nossa pessoal. Depois nós gaúchos que somos tidos como separatistas. Com certeza o país anda mal das pernas, em relação a corrupção é claro. Nada que todos nós BRASILEIROS não podemos mudar. É só o país inteiro mostrar a sua insatisfação.
Muito bom o seu blog.
Abraço dos ‘Pampas’
quanta falta de cultura… dividir o pais?? se dividir sp quebra, ate porque a mao de obra e materia prima nao vem daqui nao (sou de sp)….
e so um ps.. Pensar isso ou propagar ideias como essas é contra a lei, crime contra a federacao e rende cadeia…
Ufa! Então que bom que o post não está nem propondo o pensamento ou propagando a ideia, mas meramente mostrando os cartazes da época como curiosidades do design. Eu que não queria ir em cana por um post.
Do ponto de vista do design, é uma óbvia referência aos cartazes norte-americanos, aqueles “Your Country Needs You” ( Seu País precisa de você ). Talvez a @Mirocanog tenha algo a contribuir sobre esses cartazes! Saudades do TCC, Miroca?
Comments are closed.