Boteco Design
Boteco Design
Boteco Design
  • Home
  • Sobre
  • BotecoCast
  • Contato

5 dicas para melhorar suas chances ao enviar currículo e portfolio para vagas

  • Paulo Cholla
  • 28 de October de 2015
  • 5.6K views
5 dicas para melhorar suas chances ao enviar curriculo e portfolio - Boteco Design
Total
0
Shares
0
0
0

5 dicas para envio de currículo e portfolio para vagas de design - Boteco Design

você viu aquela vaga super interessante em uma agência ou escritório de design que você conhece, respeita o trabalho, e gostaria muito de fazer parte da equipe. no processo seletivo eles pedem que você envie um email com currículo, portfolio e pretensão salarial. agora você precisa pensar muito bem em como vai se apresentar para eles.

se a empresa é muito legal e chama muito a sua atenção, provavelmente outras dezenas de pessoas achem o mesmo. então tente imaginar como fica a caixa de entrada do responsável pela vaga. quando nós abrimos vagas na criação da UNO+BRAND, chegamos a receber mais de 1200 emails. mil e duzentos emails! nós olhamos todos. mas aqui começa a primeira parte da seleção: como o SEU email vai chamar mais atenção que os demais? como que eu vou perceber em poucos segundos que você conhece a minha empresa, tem ideia do que fazemos, e realmente acha que aqui é o lugar ideal para você trabalhar?

nós mesmos cuidamos de todas as etapas do processo de seleção, e fazemos da nossa maneira. não temos uma equipe de RH. as dicas que eu vou dar funcionam perfeitamente para nós, mas outras agências e empresas podem preferir analisar de outra maneira. então vale a pena ficar bem atento aos pontos que eles destacarem no processo seletivo.

dica 01 – atenção ao título do email

5 dicas para aumentar suas chances ao enviar currículo e portfolio para vagas - título do email
qual email chama mais atenção?

se a empresa pedir para que o email tenha um título específico, USE EXATAMENTE O MESMO TÍTULO solicitado. pra não ter dúvida, CTRL + C / CTRL + V. copia e cola. pode ter sido criado um filtro de emails que vai procurar pelo título pedido ou uma hashtag, se você não tiver isso já pode ficar em desvantagem. e também o mínimo que se espera é que você faça algo simples como usar um título de email.
caso isso esteja totalmente aberto ou você entrou em contato pelo email geral da agência, como fazer o seu título não ser igual aos outros 100 que vão cair na caixa de entrada no mesmo dia? como fazer para que ele traga o mínimo de criatividade e chame atenção? aí vai da criatividade de cada um.

dica 02 – conteúdo do email

5 dicas para aumentar suas chances ao enviar currículo e portfolio para vagas - conteúdo do email
mostre que você conhece a empresa e pode fazer a diferença

alguns emails são desanimadores de serem lidos, como:
– sem nenhum conteúdo, apenas link do portfolio e currículo;
– “olá, segue cv e portifa”
qual a conexão que essa pessoa fez com a minha empresa/marca? será que ela realmente acha que seria muito bom para ela e para a empresa que ela fizesse parte da equipe? sabe com que tipo de cliente trabalhamos? que tipo de trabalho fazemos? vai se frustrar em 1 mês e pedir demissão?
deixe o mínimo de informação na sua mensagem, que demonstre que você foi além do arroz com feijão e realmente tá afim de trabalhar comigo.

dica 03 – revise. resive. revise.

5 dicas para aumentar suas chances ao enviar currículo e portfolio para vagas - revise
pretenÇão ao invés de pretenSão – erro muito comum

revise seu texto 5 vezes. 10 vezes. tenha certeza que não mandou nada errado (como no título dessa dica). peça para algum amigo dar uma lida, ele pode achar algum erro grosseiro que você deixou passar e queimar seu filme. designer não precisa ser redator, mas precisa saber escrever direito.

dica 04 – currículo

5 dicas para aumentar suas chances ao enviar currículo e portfolio para vagas - currículo
currículo criativo é legal, mas tem que ter as principais informações destacadas corretamente – arte de Anton Yermolov

designer tem liberdade de fazer um currículo que não seja em Word com fonte Arial. só tome cuidado para não abusar da criatividade e usá-la de maneira ruim. a informação tem que ser clara e direta.
alguns pontos frequentemente repetidos por profissionais de RH são importantíssimos quando olhamos um CV:
– qual a idade
– formação: já concluiu? é para estágio? qual horário você estuda? em qual semestre está?
– experiência profissional: do mais recente para o mais antigo, por favor. deixar claro se está trabalhando no último lugar listado ou se está livre.

dica 05 – portfolio

5 dicas para aumentar suas chances ao enviar currículo e portfolio para vagas - portfolio
portfolio simples, direto, sem exagerar nos textos. foco no trabalho.

assim como um processo seletivo pode ter 1200 emails, são 1200 currículos e 1200 portfolios.
mantenha o seu bem direto, mostrando seus melhores trabalhos e se você fez em dupla ou grupo, deixe claro qual foi o seu papel. se você tentar se vender com o trabalho feito integralmente por amigos, não vai passar da entrevista.
é para vaga de estágio? não tem experiência, nunca trabalhou, é o primeiro emprego, não tem o que colocar no portfolio? ah, tem sim! crie! pegue sua banda favorita e crie uma arte para o novo cd deles. não vão lançar cd novo? perfeito! crie um conceito do que seria e manda bala! faça a arte do cd, do poster da turnê, página do Facebook, camiseta, etc.
seu parente tem um negócio próprio de pequeno porte e não tem marca, identidade, etc? crie algo para ele. use seu processo criativo que você desenvolveu na faculdade (e vai continuar aprimorando ao longo da sua carreira) e aplique. pode ser que ele não use o que você criou, mas se você achar que ficou bom pode colocar no seu portfolio. em resumo: vá atrás, crie oportunidades, não espere as coisas caírem no seu colo.

dica extra: o Behance é uma plataforma excelente para você montar seu portfolio. funciona como uma rede social de designers, é fácil de usar, atualizar e é gratuito.

são algumas dicas básicas que podem te ajudar na busca de uma recolocação no mercado, ou te ajudar a ser chamado para uma entrevista do tão esperado primeiro estágio, sem medo ou pelo menos um pouco mais preparado, e chamar a atenção de quem estiver do outro lado do computador lendo seu email e vendo seu material.

;)

Total
0
Shares
Share 0
Tweet 0
Pin it 0
Tags
  • agência
  • behance
  • currículo
  • cv
  • design
  • designer
  • dicas
  • empresa
  • escritório
  • estágio
  • portfólio
  • vaga
Paulo Cholla

Product Designer. apaixonado por música, cachorros e por compartilhar informação e inspiração no Boteco

Previous Article

Samantha Lee – arte com comida

  • Paulo Cholla
  • 27 de October de 2015
Ver post
Next Article

como você reagiria ao ver um atleta paralímpico?

  • Paulo Cholla
  • 31 de October de 2015
Ver post
You May Also Like
Ver post
  • papo de boteco

Construtivismo Russo: A Arte da Revolução

  • Paulo Cholla
  • 3 de June de 2024
Foto: Divulgação/Prime Video
Ver post
  • papo de boteco

Daisy Jones & The Six

  • Paulo Cholla
  • 20 de June de 2023
Ver post
  • papo de boteco

O que são ferramentas No Code?

  • Paulo Cholla
  • 15 de June de 2023
Ver post
  • papo de boteco

Yuhki Yamashita: Confessions of Modern Design

  • Paulo Cholla
  • 12 de April de 2023
Mulher negra segurando um computador na mão, utilizando o trackpad, em um ambiente de escritório de sua casa
Ver post
  • papo de boteco

O que é UX Design – User Experience Design?

  • Paulo Cholla
  • 24 de January de 2023
Pesquisa Assédio Moral - Boteco Design
Ver post
  • papo de boteco

Assédio Moral – Pesquisa

  • Paulo Cholla
  • 22 de November de 2018
Ivy Huang - De Fashion Design para UX/UI Design - Boteco Design
Ver post
  • papo de boteco

Ivy Huang: de Fashion Design para UX/UI Design – Entrevista

  • Paulo Cholla
  • 9 de October de 2018
Ver post
  • papo de boteco

A psicologia a favor do design

  • Jean Carlos Silveira
  • 1 de March de 2018
6 comments
  1. StromTut says:
    5 de June de 2022 at 21:34

    [url=https://stromectolgf.online/#]stromectol 3 mg price[/url] purchase ivermectin

    Log in to Reply
  2. DanielEmort says:
    13 de July de 2022 at 4:39

    [url=https://drugsonline.store/#]is ed reversible[/url] buy ed drugs

    Log in to Reply
  3. GeraldFew says:
    21 de July de 2022 at 20:23

    [url=https://erectionpills.shop/#]best ed drugs[/url] cheapest ed pills online

    Log in to Reply
  4. GeraldFew says:
    25 de July de 2022 at 23:12

    [url=https://erectionpills.shop/#]the best ed pills[/url] erectile dysfunction drugs

    Log in to Reply
  5. KeithFex says:
    27 de July de 2022 at 7:16

    [url=https://canadiandrugs.best/#]online canadian drugstore[/url] prescription drugs without doctor approval

    Log in to Reply
  6. GeraldFew says:
    28 de July de 2022 at 17:30

    [url=https://erectionpills.shop/#]erectile dysfunction medicines[/url] otc ed pills

    Log in to Reply

Leave a Reply Cancel reply

You must be logged in to post a comment.

Categorias
  • BotecoCast
  • geral
  • papo de boteco
  • portfolio
  • shot
Boteco Design
  • Home
  • Sobre
  • BotecoCast
  • Política de Privacidade
  • Contato
Inspiração e criatividade

Input your search keywords and press Enter.