Mulher negra segurando um computador na mão, utilizando o trackpad, em um ambiente de escritório de sua casa

Afinal de contas, o que é UX que tanto se ouve falar no mundo da tecnologia?

UX Design (ou Design de Experiência do Usuário) é o processo de criação de produtos, como sites, softwares, ou apps, buscando entregar uma experiência de uso agradável para o usuário. O objetivo do design UX é tornar a interação do usuário com um produto o mais simples e eficiente possível.

Os designers de UX consideram uma ampla gama de fatores ao criar um produto, incluindo o layout e a organização das informações (arquitetura da informação), a facilidade de navegação, e a estética geral do produto. Eles também levam em consideração as necessidades e objetivos do usuário, bem como quaisquer barreiras ou obstáculos potenciais que possam surgir durante a interação do usuário com o produto – você quer usar um aplicativo como o TikTok, por exemplo, mas antes de ter acesso ao conteúdo precisa preencher dados pessoais, fazer escolhas de categorias de interesse, quando na verdade você só queria ter acesso rápido ao conteúdo para experimentar.

Quais são as etapas do trabalho de UX Design?

O processo de UX design normalmente começa com pesquisa e análise. Isso inclui a realização de pesquisas com usuários, como pesquisas e entrevistas, para entender o público-alvo e suas necessidades. O designer também analisará dados sobre o comportamento do usuário, como como ele interage com um site ou aplicativo, para identificar áreas em que a experiência do usuário pode ser melhorada.

Uma vez concluída a pesquisa e análise, é a hora de começar a colocar a mão na massa. O designer vai começar a dar forma para suas ideias, desenhando wireframes e fluxos, que são representações visuais básicas do layout e organização do produto. Em seguida, eles são testados com os usuários para coletar feedback e fazer os ajustes necessários.

Wireframes e fluxos de um aplicativo para smartphone, com setas indicando os fluxos
Wireframes por Michal Kulesza – Dribbble

Em seguida, o designer vai trabalhar no design de interface final, em alta fidelidade, do produto, que é uma versão mais detalhada e funcional do wireframe. Este protótipo será testado novamente com os usuários para obter mais feedbacks e fazer os ajustes finais.

Conjunto de interfaces desenhadas para um aplicativo, em alta fidelidade
Design de interface por Dmitry Litvinenko – Dribbble

Após a finalização do protótipo, ele será entregue a um desenvolvedor para ser construído e implementado. No entanto, o processo de UX design não termina aí. O designer continuará monitorando o desempenho do produto e coletando feedback dos usuários para fazer as atualizações e melhorias necessárias. Por exemplo: você criou um site para uma empresa que vende café. Após a entrega do seu trabalho, os clientes estão conseguindo fazer as compras? Quais são as reclamações enviadas para a equipe de Suporte do seu cliente? Analisar estas informações de forma constante é peça chave para que o produto tenha uma melhoria contínua.

O UX design é um campo multidisciplinar que envolve uma variedade de habilidades, incluindo pesquisa, análise, design visual e prototipagem. É importante entender que o design UX não é apenas sobre a aparência de um produto, mas toda a experiência: como ele funciona, como o usuário se sente em relação ao produto e como é fácil para o usuário atingir seus objetivos. Trata-se de entender as necessidades do usuário e criar um produto que atenda a essas necessidades da maneira mais eficiente e satisfatória possível.

Um produto bem projetado não apenas será mais agradável para o usuário, mas também aumentará a probabilidade de o usuário retornar ao produto e potencialmente até recomendá-lo a outras pessoas.

Livros sobre UX Design

Que se aprofundar sobre o tema? Aqui vai uma lista de alguns livros interessantes (que vamos atualizar sempre) para quem quer estudar mais sobre UX Design:

Este artigo foi construído com a ajuda do ChatGPT

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*