a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) atualizou sua marca e identidade visual. a nova marca já está sendo usada desde o final do ano passado, mas infelizmente não tive retorno da CPTM do meu pedido por mais informações.
esta nova identidade foi criada pela CPTM em conjunto com a Fupam (Fundação para a Pesquisa Ambiental) e o Nutau (Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo), instituições ligadas à USP.
“A nova logomarca [sic] foi redesenhada a partir do símbolo atual, buscando transmitir o dinamismo e a modernidade do momento pelos quais a empresa passa, sem deixar as características conceituais e formais que facilitam a fixação da imagem de uma nova CPTM junto aos usuários”
Sérgio Avelleda – Presidente CPTM
a cor da empresa passa a ser apenas o vermelho, e os trens já circulam com a nova identidade visual.
eu gostava muito do símbolo anterior, com a representação da parte do trem que capta energia da rede elétrica. a tipografia ficou menos ruim do que a anterior (apesar de isso não ser muito difícil), mas ainda não é a ideal.
e você? gostou?
11 comments
ai ai ai.
só de ler logomarcar me dá arrepio.
quando as pessoas vão entender que nnao é logomarca?!
pronto, ta aí!
meu próximo post.
Boa idéia Mari! Faz um post sobre a diferença entre logo, marca, logomarca e afins para o público leigo!
Público leigo não né. Muita gente de mercado também fala “logomarca”. Isso já está tão difundido por ai que nem sei se não é birra minha continuar pegando no pé de quem utiliza o termo.
Etmologicamente está incorreto e eu sinto um calafrio na espinha quando ouço a palavra… mas que tá na boca do mercado, isso tá.
Aguardo o seu post Mari! Quero ver o que o pessoal acha!
Falando da marca ao invés de etmologias…
Gostei do resultado. O conceito usado me parece o mesmo, mas veio para padrões mais ‘contemporâneos’ de design. Gostei do projeto do trem em vermelho.
Achei uma solução simples, bem similar à antiga, mas não acredito que haviam mtas margens de mudança para essa marca. A idéia, provavelmente, era apenas de dar um reciclada.
#beijomeliga
O símbolo antigo era perfeito, possuindo identidade própria e multiplas relações com ‘produto/serviço’. O novo é identico ao do Lincoln Center. Um trabalho, apenas, na tipologia e cores teria sido mais adeguado.
A CPTM deveria melhorar o sistema de viagens ao inves de enfeitar a carroça.
@Paulão Huahuahuahuahuahuhauhauhauhauhuahuhauhauhauha!!!
Isso mesmo, Paulão, o símbolo ‘antigo’ não durou nem um ano e já trocaram por esse. Nada contra, acho válida a renovação visual, mas existem coisas mais importantes a serem melhoradas.
No símbolo anterior vejo uma seta no interior das letras ‘C’ e ‘P’, não sei onde o autor viu ‘a parte do trem que capta energia’, mas tudo bem :)
Pos é, coisa dos nosso politicos: ao invés de conserta, fica mais fácil só fazer uma plástica, igual a estúpida da Dilma Assaltante Roussef. Só mesmo esse povinho meia-boca pra aceitar essas palhaçadas…
Na equipe, estava como coordenador o Prof. Cauduro (do escritório Cauduro Martino Assoc.).
Ele tem um rigor impecável e é um dos mais experientes arquitetos especiallizados em Comunicação Visual do Brasil.
É deles o projeto do Metro, e também projetos como a Av. Paulista, entre muitas outras referências que usamos…
Sorte da equipe da USP que pode contar com a experiência e aprender com o Know-how dele.
O NUTAU, quando desenvolve pesquisas para o Poder Público, sempre envolve os grandes mestres… tanto os usuários quanto os alunos têm muito à ganhar com isso.
Saudações :-)
Termos a parte, a redesenho ficou bacana, mas pessoalmente prefiro o signo antigo e nenhuma das tipografia usadas. Nao sou fã de fontes rounded, me lembra a Globo.
Parabens pelo blog
Comments are closed.