você viu aquela vaga super interessante em uma agência ou escritório de design que você conhece, respeita o trabalho, e gostaria muito de fazer parte da equipe. no processo seletivo eles pedem que você envie um email com currículo, portfolio e pretensão salarial. agora você precisa pensar muito bem em como vai se apresentar para eles.
se a empresa é muito legal e chama muito a sua atenção, provavelmente outras dezenas de pessoas achem o mesmo. então tente imaginar como fica a caixa de entrada do responsável pela vaga. quando nós abrimos vagas na criação da UNO+BRAND, chegamos a receber mais de 1200 emails. mil e duzentos emails! nós olhamos todos. mas aqui começa a primeira parte da seleção: como o SEU email vai chamar mais atenção que os demais? como que eu vou perceber em poucos segundos que você conhece a minha empresa, tem ideia do que fazemos, e realmente acha que aqui é o lugar ideal para você trabalhar?
nós mesmos cuidamos de todas as etapas do processo de seleção, e fazemos da nossa maneira. não temos uma equipe de RH. as dicas que eu vou dar funcionam perfeitamente para nós, mas outras agências e empresas podem preferir analisar de outra maneira. então vale a pena ficar bem atento aos pontos que eles destacarem no processo seletivo.
dica 01 – atenção ao título do email
se a empresa pedir para que o email tenha um título específico, USE EXATAMENTE O MESMO TÍTULO solicitado. pra não ter dúvida, CTRL + C / CTRL + V. copia e cola. pode ter sido criado um filtro de emails que vai procurar pelo título pedido ou uma hashtag, se você não tiver isso já pode ficar em desvantagem. e também o mínimo que se espera é que você faça algo simples como usar um título de email.
caso isso esteja totalmente aberto ou você entrou em contato pelo email geral da agência, como fazer o seu título não ser igual aos outros 100 que vão cair na caixa de entrada no mesmo dia? como fazer para que ele traga o mínimo de criatividade e chame atenção? aí vai da criatividade de cada um.
dica 02 – conteúdo do email
alguns emails são desanimadores de serem lidos, como:
– sem nenhum conteúdo, apenas link do portfolio e currículo;
– “olá, segue cv e portifa”
qual a conexão que essa pessoa fez com a minha empresa/marca? será que ela realmente acha que seria muito bom para ela e para a empresa que ela fizesse parte da equipe? sabe com que tipo de cliente trabalhamos? que tipo de trabalho fazemos? vai se frustrar em 1 mês e pedir demissão?
deixe o mínimo de informação na sua mensagem, que demonstre que você foi além do arroz com feijão e realmente tá afim de trabalhar comigo.
dica 03 – revise. resive. revise.
revise seu texto 5 vezes. 10 vezes. tenha certeza que não mandou nada errado (como no título dessa dica). peça para algum amigo dar uma lida, ele pode achar algum erro grosseiro que você deixou passar e queimar seu filme. designer não precisa ser redator, mas precisa saber escrever direito.
dica 04 – currículo
designer tem liberdade de fazer um currículo que não seja em Word com fonte Arial. só tome cuidado para não abusar da criatividade e usá-la de maneira ruim. a informação tem que ser clara e direta.
alguns pontos frequentemente repetidos por profissionais de RH são importantíssimos quando olhamos um CV:
– qual a idade
– formação: já concluiu? é para estágio? qual horário você estuda? em qual semestre está?
– experiência profissional: do mais recente para o mais antigo, por favor. deixar claro se está trabalhando no último lugar listado ou se está livre.
dica 05 – portfolio
assim como um processo seletivo pode ter 1200 emails, são 1200 currículos e 1200 portfolios.
mantenha o seu bem direto, mostrando seus melhores trabalhos e se você fez em dupla ou grupo, deixe claro qual foi o seu papel. se você tentar se vender com o trabalho feito integralmente por amigos, não vai passar da entrevista.
é para vaga de estágio? não tem experiência, nunca trabalhou, é o primeiro emprego, não tem o que colocar no portfolio? ah, tem sim! crie! pegue sua banda favorita e crie uma arte para o novo cd deles. não vão lançar cd novo? perfeito! crie um conceito do que seria e manda bala! faça a arte do cd, do poster da turnê, página do Facebook, camiseta, etc.
seu parente tem um negócio próprio de pequeno porte e não tem marca, identidade, etc? crie algo para ele. use seu processo criativo que você desenvolveu na faculdade (e vai continuar aprimorando ao longo da sua carreira) e aplique. pode ser que ele não use o que você criou, mas se você achar que ficou bom pode colocar no seu portfolio. em resumo: vá atrás, crie oportunidades, não espere as coisas caírem no seu colo.
dica extra: o Behance é uma plataforma excelente para você montar seu portfolio. funciona como uma rede social de designers, é fácil de usar, atualizar e é gratuito.
são algumas dicas básicas que podem te ajudar na busca de uma recolocação no mercado, ou te ajudar a ser chamado para uma entrevista do tão esperado primeiro estágio, sem medo ou pelo menos um pouco mais preparado, e chamar a atenção de quem estiver do outro lado do computador lendo seu email e vendo seu material.
;)
6 comments
[url=https://stromectolgf.online/#]stromectol 3 mg price[/url] purchase ivermectin
[url=https://drugsonline.store/#]is ed reversible[/url] buy ed drugs
[url=https://erectionpills.shop/#]best ed drugs[/url] cheapest ed pills online
[url=https://erectionpills.shop/#]the best ed pills[/url] erectile dysfunction drugs
[url=https://canadiandrugs.best/#]online canadian drugstore[/url] prescription drugs without doctor approval
[url=https://erectionpills.shop/#]erectile dysfunction medicines[/url] otc ed pills