a American Express convidou o escritório de design Pentagram para trabalhar em uma atualização da identidade visual da marca
American Express é uma das marcas mais conhecidas do mundo, e a Pentagram foi responsável pela atualização da identidade visual, amplificando sua expressão visual. o projeto teve um retrabalho do Blue Box, que foi introduzido em 1975, e uma linguagem tipográfica que também poderia ter vida fora da Blue Box.
um dos principais objetivos do projeto, além de rever a identidade visual da marca, era melhorar sua performance em diversas plataformas, e trazer continuidade visual em todas as geografias e canais de negócios em que a marca está presente. a identidade deveria trazer os conceitos de Força, Simplicidade, e Rigor.
o logo e outros elementos da marca foram redesenhados para funcionarem melhor em vários tamanhos, de telefones celulares, relógios e pagamentos digitais até instalações de varejo. foi tomado um cuidado para que sua legibilidade nos meios digitais fosse aprimorada e eles traduzissem bem nos contextos digitais como o app da American Express, Membership Rewards e Pay With Points. o sistema de elementos gráficos e padrões, assim como fotografias e ilustrações, é adaptável, responsivo e aberto, com grande flexibilidade para criação de novas aplicações e expressões da marca.
a equipe de designers também redesenhou as letras do logo, para dar um aspecto mais robusto, que também funciona bem para aplicações menores como avatares do Twitter e Instagram. o recorte favorece a leitura do mundialmente reconhecido AMEX.
as demais aplicações são um belíssimo trabalho de reconstrução, modernização e desenvolvimento de identidade visual, mostrando como um bom trabalho de design enriquece as maneiras de se aplicar uma marca.
*texto escrito com adaptações de trechos do case original da Pentagram em inglês