Dia do Pantanal comemorado com concurso da WWF Brasil
Para comemorar o Dia do Pantanal, comemorado no dia 12 de novembro, a WWF Brasil realizou o concurso Áreas Que Protegem a Vida, que tem como objetivo escolher as fotografias mais belas e adequadas ao tema. Com 15 fotos finalistas, o prêmio principal para o vencedor é uma máquina fotográfica.
De acordo com a WWF, as imagens querem alertar para os impactos sofridos pelas queimadas neste ano.
“Até outubro de 2019, houve um aumento de 97% do número de focos de calor em comparação à média dos últimos 10 anos: foram registrados quase 8 mil incêndios“.
Júlio Sampaio – gerente do programa Cerrado e Pantanal da ONG.
O Pantanal
Localizado no coração da América do Sul, o Pantanal é uma região peculiar não só pelas suas belezas naturais, mas também pelo papel que desempenha na conservação da biodiversidade.
Nele, já foram registradas cerca de 3.500 espécies de plantas e 1.300 espécies de animais.
O Pantanal é um dos principais abrigos para espécies altamente ameaçadas, como: a onça-pintada, a ariranha, o tatu-canastra, o tamanduá-bandeira, o cervo-do-pantanal e o lobo-guará.
Devido à sua importância ambiental, o bioma foi decretado Patrimônio Nacional do Brasil, pela Constituição de 1988, e Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera, pelas Nações Unidas, em 2000. Além disso, possui 6 Sítios Ramsar, designação dada a regiões úmidas de importância internacional, sendo 4 no Brasil, 1 na Bolívia e 1 no Paraguai.
Propósito
O concurso regional busca promover o conhecimento sobre a importância das Áreas Protegidas para o Pantanal, a maior área úmida continental do planeta, que se estende pelo Brasil, Bolívia e Paraguai.
Aberto aos residentes destes três países – Brasil, Bolívia e Paraguai, o concurso regional quer valorizar as paisagens, biodiversidade e o turismo em Áreas Protegidas, públicas ou privadas do Pantanal, assim como de toda a Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai.
O concurso: Áreas Protegidas do Pantanal
O foco do concurso está nas Áreas Protegidas do Pantanal e da Bacia do Alto Paraguai. Ao norte desta região, se localizam as cabeceiras do Pantanal, que são responsáveis por 80% das águas que abastecem a famosa planície pantaneira.
A biodiversidade é a vasta quantidade de organismos vivos, sejam eles animais, vegetais ou fungos. São, portanto, todos os microrganismos encontrados em nosso planeta e toda a variedade genética disponível.
Através da biodiversidade e da natureza que os alimentos que comemos, a qualidade do ar que respiramos, os medicamentos que necessitamos e tantos outros serviços ambientais nos são oferecidos.
Sem a biodiversidade, a vida é abalada em todos os seus aspectos. Por isso, preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais é tão fundamental.
Fotos vencedoras




Mais fotos incríveis do Pantanal
Separamos outras fotos do Pantanal que achamos absolutamente lindas, e que valem a pena serem vistas.
Caso queira ver todas as fotos participantes, baste acessar o site oficial do concurso: http://concurso.wwf.org.br/
Fotos: WWF/Divulgação